Português (Brasil)

Quadros de Van Gogh e Leonardo da Vinci fazem parte da exposição na Assembleia

Quadros de Van Gogh e Leonardo da Vinci fazem parte da exposição na Assembleia

Técnica consiste em pinturas digitalizadas com impressão de alta qualidade.

Compartilhe este conteúdo:

Exposição no hall de entrada da da Alero

Para quem aprecia obra de arte, uma exposição no hall da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), expõe trabalhos de artistas que vão de Van Gogh a Leonardo da Vinci. Os interessados ??poderão contemplar e adquirir a réplica, de sua preferência, até sexta-feira (10). O expositor é o jornalista e editor-chefe da Folha Rondoniense, Gomes Oliveira.  

A técnica consiste em pinturas digitalizadas com impressão de alta qualidade, em que, uma empresa do Rio Grande do Sul possui autorização dos museus para comercializá-las. Com a aquisição das telas, os quadros são montados na cidade de Porto Velho. Através dessa nova tecnologia, o trabalho de artistas famosos pode ser exposto na região amazônica.

Gomes é um apaixonado pela arte, inclusive aproveita o ensino do dia das mães para sugerir que os familiares consideram de presente alguma obra, isso porque acredita que a arte transforma vidas promovendo a cultura e a informação. Na sua percepção, toda vez que alguém passa em frente de um quadro, pode se conectar com a história e ver ela acontecer.  

Todas as pessoas que visitam a exposição, ao fazerem algum questionamento a respeito dos quadros históricos, ficam satisfeitas com as respostas. Por isso, agradeço o apoio cultural recebido por parte da Casa de Leis. “Eu agradeço ao presidente da Casa, ao Marcelo Cruz, e ao Secretário Geral Arildo, que eu pedi e eles me franquearam esse espaço”. 

Por sua vez, a servidora da Alero, Vania Catharina, compreende a arte como uma volta ao passado porque a fez lembrar da pintura da vidraça de uma igreja e dos quadros da sua casa. Em um tom emocionante, ela disse: “através disso eu voltei ao passado, eu voltei à minha infância. São gravações que nossas! Superemocionante, isso pra mim”. 

Obras 

A ANUNCIAÇÃO ou L'annunciazione em italiano. Obra de Leonardo da Vinci entre 1472-1475. Representa o Arcanjo Gabriel no momento que anunciava a Maria, a informação que seria a mãe de Jesus. 

A MORTE DE SÓCRATES ou La Mort de Socrate em francês. Obra de Jacques-Louis David em 1787. Representa a cena da morte do filósofo grego Sócrates, por não concordar com corrupção da mente dos jovens atenienses. 

SOM DOS ANJOS. Obra de William Adolph Bouguereau em 1881. Retrata uma reprodução imaginativa dos anjos fazendo serenata para a Virgem Maria e o Menino Jesus dormindo.

VIRGEM MARIA REZANDO. Obra de Giovani Battista Salvi da Sassoferrato entre 1640-1650. Retrata a Virgem Maria, em um momento de devoção envolta em um manto azul celeste. 

O JURAMENTO DOS HORÁCIOS. Obra de Jacques-Louis David em 1784. Representa o episódio lendário da história de Roma, através de um duelo entre trigêmeos para evitar um banho de sangue entre duas cidades. 

SALVADOR MUNDO. Obra de Leonardo da Vinci por volta do ano 1500. Retrata Jesus Cristo como o Salvador do Mundo.

LUCREZIA DE MEDICI, duquesa de Ferrara. Obra de Alessandro Allori em 1560. Retrata o status de riqueza e poder da família Medici. 

O RAPTO DE PSIQUÊ ou Le ravissement de Psyché em francês. Obra de Willian-Adolphe Bouguereau em 1895. Representa o Cupido e Psiquê. 

LA BELA FERRONIERE. Obra de Leonardo da Vinci entre 1490-1495. Retrata um modelo da época. 

Ó TRIUNFO DE VENEZA. Obra de Pompeo Girolamo Batoni em 1737.  

A DAMA DO ARMINHO. Obra de Leonardo da Vinci em 1490. É um retrato de Cecília Gallerani, retratando a beleza feminina. 

LE MOULIN DE BLUTE-FIN. Obra de Van Gogh por volta de 1886. 

Texto: David Rodrigues I Secom ALE/RO

Compartilhe este conteúdo: