Fúria disputa Câmara Federal em 2026, cargo de chefe da Casa Civil de Rondônia continua vago, empresárias e Eucatur homenageadas na Ale-RO
A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa
Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Federal – Somando mais de 24 mil votos nas eleições de 2022, a sexta mais bem votada, mesmo sem nunca ter disputado eleições, Joliane Fúria (PSD), esposa do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), se prepara para entrar na disputa eleitoral de outubro do próximo ano, quando serão eleitos e reeleitos o presidente da República, governadores e seus vices, duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Joliane adiantou ao site eletrônico “Extra”, de Vilhena, que estará novamente concorrendo a cargo eletivo. A princípio novamente a federal, pois a região polarizada por Cacoal não tem nenhum representante na Câmara Federal.
Fúria – Reeleito em 2024 com a segunda mais votação do Estado, proporcionalmente, a prefeito de Cacoal, com 83,16% dos votos válidos, Fúria tem projeto mais ousado para 2025. Seu nome é citado com regularidade como provável candidato a governador. Caso tenha um com vice em Porto Velho Fúria é nome de destaque para concorrer à sucessão estadual. Também se comenta a possibilidade de disputar como vice e, já existe conversa entre ele e o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que teve dois mandatos seguidos e trabalha uma candidatura a governador. Não há dúvida, que seria uma dupla com enorme potencial de votos formatando uma parceria de lideranças políticas da capital e do interior composta de políticos, que já provaram que são bons de votos.
Governo – No próximo dia 10 estará completando 60 dias que o governador Marcos Rocha (União) demitiu o seu chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, que era o mentor político do Governo do Estado. A Casa Civil é o mais importante cargo político de um governo, seja estadual ou federal e elo com os demais Poderes (Legislativo e Judiciário) e com os demais segmentos, seja político, econômico, social. Apesar de a importância do cargo, para o bom andamento das atividades governamentais, a vaga continua e o governador é quem vem respondendo pela função, que é fundamental para o bom andamento político, econômico, social e financeiro do Estado. A informação de bastidor é que Rocha está aguardando a regularização de documentos do titular da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Público, Elias Rezende, que irá assumir o cargo. Nada oficial.
RRSI – Um dos maiores e mais importantes eventos agropecuários do Norte do país, a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, que ocorrerá no período de 26 a 31 de maio em Ji-Paraná, no Parque Tecnológico Vandeci Rack, também terá concurso que premiará o Melhor Estande da feira. A promoção do Governo do Estado, via Secretária de Agricultura (Seagri) tem como foco a sustentabilidade, criatividade e beleza dos estandes, sejam pessoas físicas ou jurídicas priorizando a tecnologia, além de a utilização de materiais sustentáveis, gestão de resíduos e ações voltadas para conservação de energia e água. A RRSI comercializou em 2024 R$ 4,4 bilhões e cerca de 216 mil pessoas estiveram visitando a mostra. Segundo o governador Marcos Rocha, “é uma vitrine para a modernidade e inovação no agronegócio. O concurso de estandes é uma forma de premiar aqueles que se destacam por sua criatividade e, principalmente, pelas ações”.
Eucatur – Homenagem das mais concorridas na manhã de hoje (31) no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando as empresárias Nair e Ana Gurgacz receberam o título de cidadania de Rondônia e o empresário Assis Gurgacz homenageado pela passagem dos 61 anos da empresa de transporte coletivo Eucatur em Rondônia. O auditório esteve repleto e, durante quase 5 horas, o deputado Luizinho Goebel (Podemos-Vilhena), autor das proposições comandou a solenidade-festiva. Rondônia, ainda território quando o grupo Eucatur, na época somente com o transporte de passageiros chegou a Rondônia, ajudou a colonizar o Estado trazendo pioneiros do Oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Muita emoção no evento, pois Ana Gurgacz, que reside em Ji-Paraná, esposa do ex-senador Acir Gurgacz (PDT), mesmo em fase de tratamento médico fez questão de vir a Porto Velho receber a honraria. O assunto será melhor explorado nas próximas colunas, devido a sua importância e relacionamento com a colonização do jovem Estado.
Respigo
No próximo dia 7 terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A meta do Governo Federal, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários composto de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde, professores +++Hoje (31) é o último dia para os proprietários de veículos automotores com placas finais 1, 2 e 3 para autorização do Licenciamento Anual. Para conseguir a guia de pagamento do Licenciamento Anual os proprietários devem acessar a Central de Serviços no site do Detran-RO informando a placa e número Renavan do veículo e o pagamento, através de boleto bancário ou via pix ou diretamente na sede do Detran-RO em Porto Velho +++ Quem está em Porto Velho é o empresário Algacir Gurgacz, que comanda a Eucatur em Manaus (transporte coletivo urbano). Algacir foi quem implantou o sistema de informatização no “Diário da Amazônia”, inaugurado em 1993, na época um dos jornais impressos mais informatizado do País.
+ O Chopp Colônia não pode faltar em festas de aniversários, casamentos, formaturas e eventos de destaque.
+ Desfrute o sabor único e refrescante do Chopp Colônia, a escolha perfeita para os momentos especiais.
+ Disk Chopp (69) 99231.2322 e 99231.5970