Judiciário presente na abertura da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná
Estande do Judiciário é uma réplica do Fórum Digital, presente em seis localidades de Rondônia
Porto Velho, RO - O Poder Judiciário está presente na 11ª Rondônia Rural Show, que foi aberta nesta segunda-feira, 20, em Ji-Paraná pelo governador Marcos Rocha, com a presença do desembargador Raduan Miguel Filho, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Cruz e diversas autoridades estaduais e federais. O evento é o maior do setor agropecuário da região norte.
Durante a solenidade de abertura, o desembargador Raduan Miguel compartilhou com público, o momento em que recebeu o título de cidadão Ji-Paranaense, no início da carreira de magistrado, há mais de 30 anos, e destacou que o Judiciário trouxe ao evento, o Fórum Digital, premiado nacionalmente e que serve como modelo para todo o país, como maneira de unir a tecnologia e as parcerias para ampliar o acesso das pessoas à Justiça.
Estande do TJRO
É justamente uma réplica do Fórum Digital, que já tem seis unidades em funcionamento, três em construção e outras oito em fase de planejamento. No espaço na Rondônia Rural Show, logo na recepção, os visitantes são recebidos pela equipe do Judiciário e são apresentados ao personagem Rondonino, protagonista de uma história em quadrinhos que busca difundir os serviços e a importância da presença do Fórum Digital na comunidade, evitando gastos com deslocamentos para a população e reunindo num mesmo lugar diversos órgãos públicos.
Além das “Aventuras de Rondonino”, um catálogo de serviços, que mostra tudo o que está disponível nos fóruns digitais, também é entregue aos visitantes, que podem consultar processos e até iniciar um processo judicial, durante a feira. Vídeos, banners e orientação jurídica também estão disponíveis à população.
Além de ganhar o prêmio Innovare, que é o Óscar da Justiça no Brasil, o Fórum Digital da Justiça de Rondônia foi recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça para instalação em todo país, com uma unidade já instalada pela Justiça de Minas Gerais, em janeiro deste ano.
O corregedor-geral, desembargador Gilberto Barbosa, afirmou que o Poder Judiciário deve estar cada vez mais perto das pessoas para garantir acesso a direitos e garantias fundamentais. Também presentes à solenidade de abertura da Rondônia Rural Show, o juiz secretário-geral, Rinaldo Forti, a juíza Ana Valéria Santiago, diretora do fórum de Ji-Paraná, e a juíza Fabíola Inocêncio, presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron).
O Fórum Digital na Rondônia Rural Show está aberto á visitação pública das 8h às 18h está localizado numa esquina, ao lado do Pavilhão da Agroindústria e próximo à Praça de Alimentação 3.
Fonte: TJ/RO